Natação -
Ginástica -
Judo -
Equitação -
Inglês
-
Matemática Divertida -
Capoeira -
Música -
Dança -
Informática
No
âmbito do programa curricular para cada uma das faixas etárias, ao longo do
Ano Lectivo, várias actividades são desenvolvidas, cujos objectivos são
desenvolver uma ou várias das áreas de expressão e desenvolvimento da
criança, nomeadamente as áreas da:
-
Expressão Plástica;
-
Expressão Motora;
-
Expressão Linguística;
-
Expressão Musical;
-
Expressão Logico-Matemática. |
Estas
actividades são desenvolvidas em sala pelas Educadoras e Auxiliares de
Educação.
Todavia,
o Infantário Meninos Rabinos, propõem aos Pais e Encarregados de Educação,
um conjunto mais vasto de actividades - Actividades Extra-Curriculares,
através de protocolos com professores especializados, não só na actividade
que desenvolvem, mas também na área da educação infantil. São elas:
No
actual Ano Lectivo, as Actividades Extra-Curriculares: Ginástica e Música,
são oferecidas a todas as crianças de Jardim de Infância.
A
realização destas actividades, encontram-se todos os anos lectivos em aberto,
estando a sua efectivação condicionada ao número de inscrições em cada uma
delas.
[Topo]
|
|
|
Natação |
A
Natação é uma actividade que promove o desenvolvimento físico e
emocional da criança a vários níveis do seu desenvolvimento
biológico, bem como na formação da sua personalidade.
Tem por principais objectivos
desenvolver a adaptação ao meio
aquático, aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas de nado, bem
como a aprendizagem de actividades lúdicas orientadas. As aulas
abrangem um conjunto de actividades variadas, de forma a responder
às necessidades do desenvolvimento multilateral da criança.
A natação permite um excelente
desenvolvimento motor e é também uma prática educativa. Trabalhamos,
portanto, constantemente com o convívio social, limites, regras,
disciplina, auto-estima e confiança de cada um. |
[D]
[D]
[D]
[Topo]
|
|
|
Inglês |
A língua Inglesa é um dos principais meios de comunicação
entre povos de todas as nações. Para além disso é a língua mais
usada nos processos informáticos e na linguagem técnica. Onde quer
que estejamos, a língua Inglesa é muito útil para comunicarmos e
atingirmos os nossos objectivos.
O Infantário Meninos Rabinos e a United School - Instituto de
Línguas estabeleceram uma parceria, ficando este instituto com
a responsabilidade de transmitir, às crianças, a aprendizagem de uma língua
estrangeira que lhes permita criar uma competência bilíngue e
bicultural, com base em conhecimentos, capacidades e atitudes e por
forma a estimular aspectos cognitivos, afectivos e sociais, sempre
com base no jogo, pois é a brincar que a criança melhor se sente, e
se torna mais aberta a novas aprendizagens.
As aulas utilizam métodos inovadores e são ministradas por
professores nativos. Apesar dos alunos do colégio não terem idade
para a realização dos exames internacionais, toda a formação
deste instituto tem também por objectivo preparar os alunos para a
realização dos Exames da Universidade de Cambridge, que certificam
as suas competências linguísticas e que são reconhecidos por mais
de 10.000 entidades empregadoras, universidades e organizações
governamentais, em todo o mundo.
www.unitedschool.org
[Topo]
|
|
|
Ginástica |
No conjunto
das actividades que se praticam no Infantário, a Ginástica, é aquela
que tem o particular objectivo de melhorar as capacidades físicas e
de promover o desenvolvimento motor.
Utilizando
como instrumento fundamental de trabalho o nosso corpo, consegue-se
através de “jogos”, de “corridas”, de “saltos”, de “equilíbrios”…
experimentar êxitos, que no seu todo contribuam para tornar as
crianças mais ágeis, mais fortes, mais resistentes e mais amigos uns
dos outros.
[Topo]
|
|
|
Música |
Os estímulos sonoros do
ambiente que nos cerca são intensos e a criança, desde seus
primeiros anos de vida, já reage a eles mediante sinais de agitação,
gritos e movimentos corporais, é o modo dela se manifestar perante o
universo sonoro; ela ouve, capta a sua direcção e identifica as
vozes das pessoas. Com
esta actividade extra-curricular, são desenvolvidos elementos
importantes para a construção cognitiva, afectiva e psico-motora da
criança em várias áreas. Tais como:
- Coordenação motora ampla.
Coordenação visual-motora. Discriminação auditiva do seu universo
sonoro. Auto-determinação. Socialização. Raciocínio lógico
matemático na: classificação, seriação, sequência, tempo, espaço.
- Voz, corpo e instrumentos são os recursos a desenvolver através de
jogos de exploração. Estes devem partir das vivências
sonoro-musicais visando o seu domínio, com forte acentuação em
actividades lúdicas, por forma a evitar situações de puro exercício
que afastam as crianças.
[Topo]
|
|
|
Matemática Divertida |
"Há uma relação directa entre o
desenvolvimento intelectual da criança e o progresso matemático." (Bryant,
1995) Infelizmente, todos nós
sabemos que a matemática não é das matérias mais apreciadas pelos
alunos das nossas escolas (e consequentemente da população em
geral), sendo mesmo "odiada" por alguns e condicionante na escolha
da área escolar que pretendem seguir.
Estando a par dos problemas e condicionantes, no que respeita a esta
disciplina, decidiu-se disponibilizar esta actividade, baseada no
conceito edutaining, que visa principalmente, aliciar as
crianças à matemática desenvolvendo, ao mesmo tempo, capacidades
cognitivas e facultar-lhes a aquisição de conhecimentos através da
experiência.
[Topo]
|
|
|
Judo |
A actividade
extra-curricular "Judo", tem por principais objectivos:
- Estabelecimento de regras de convivência;
- Promoção do respeito mútuo;
- Melhorar o conhecimento do próprio corpo;
- Desenvolvimento da sócio-motricidade;
- Aumentar a auto-estima;
- Objectivos Específicos;
- Os batimentos do Judo;
- As quedas (para trás e para o lado);
- Acções de oposição directa, utilizando técnicas simples de
controlo no chão (luta no chão);
- Luta em pé (roda de Judo).
[Topo]
|
|
|
Informática |
“A revolução que hoje está a ocorrer com a
informática pode comparar-se à revolução que ocorreu com a imprensa,
em que o papel surge como o suporte primordial de informação, e onde
um dos maiores impactos foi a necessidade de alfabetização.”
Nas últimas décadas do século passado deu-se uma evolução e
vulgarização das Tecnologias, tornando-se crucial um manuseio
correcto de várias ferramentas das quais se destaca o computador. É
sobre essa fascinante e poderosa ferramenta e a pluralidade dos seus
usos que o atelier Informática se dedicará.
O jogo encerra potencialidades educativas sobejamente reconhecidas,
o que no contexto particular da utilização das Tecnologias da
Informação na educação, acentuadamente se comprova. As capacidades
que as Tecnologias da Informação nos oferecem neste domínio são
imensas. Basta considerar as possibilidades de criar ambientes
apelativos, com figuras, animações, sons e elevados níveis de
interactividade.
Todos reconhecemos o entusiasmo das nossas crianças relativamente às
consolas ou aos jogos de computador disponíveis no mercado. Merece a
pena ponderar a contextualização destas estratégias em ambientes
significativos do ponto de vista dos conteúdos e do desenvolvimento
de capacidades relevantes num processo de ensino/aprendizagem.
Na fase da idade pré-escolar, incidirá numa
familiarização com o material e um “saber estar” com a tecnologia.
[Topo]
|
|
|
Dança |
As aulas de Dança têm como objectivos fundamentais:
- Desenvolver o gosto pelas actividades físicas e Desportivas;
- Aumentar a condição e bem-estar físico e Psíquico;
- Criar momentos lúdicos de expressão corporal e artística, de forma
a que as crianças tenham um desenvolvimento motor harmonioso.
Ao longo do ano lectivo procura-se desenvolver capacidades
motoras como o ritmo, o equilíbrio, a flexibilidade, a agilidade e a
capacidade criativa de cada um, através de aulas divertidas, com
muito movimento e muita Música.
[Topo]
|
|
|
Equitação |
Texto a disponibilizar
brevemente.
[Topo]
|
|
|
Capoeira |
Texto a disponibilizar
brevemente.
[Topo]
|
|