Actividades Extra-Curriculares


Meninos Rabinos > Faço Lá  > Actividades Extra-Curriculares

Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
[D]

 

Natação - Ginástica - Judo - Equitação - Inglês -

Matemática Divertida - Capoeira - Música - Dança - Informática

 

No âmbito do programa curricular para cada uma das faixas etárias, ao longo do Ano Lectivo, várias actividades são desenvolvidas, cujos objectivos são desenvolver uma ou várias das áreas de expressão e desenvolvimento da criança, nomeadamente as áreas da:

- Expressão Plástica;

- Expressão Motora;

- Expressão Linguística;

- Expressão Musical;

- Expressão Logico-Matemática.

 

Estas actividades são desenvolvidas em sala pelas Educadoras e Auxiliares de Educação.

 

Todavia, o Infantário Meninos Rabinos, propõem aos Pais e Encarregados de Educação, um conjunto mais vasto de actividades - Actividades Extra-Curriculares, através de protocolos com professores especializados, não só na actividade que desenvolvem, mas também na área da educação infantil. São elas:

No actual Ano Lectivo, as Actividades Extra-Curriculares: Ginástica e Música, são oferecidas a todas as crianças de Jardim de Infância.

 

A realização destas actividades, encontram-se todos os anos lectivos em aberto, estando a sua efectivação condicionada ao número de inscrições em cada uma delas.

[Topo]

 

 

   
Natação

 A Natação é uma actividade que promove o desenvolvimento físico e emocional da criança a vários níveis do seu desenvolvimento biológico, bem como na formação da sua personalidade.

Tem por principais objectivos desenvolver a adaptação ao meio aquático, aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas de nado, bem como a aprendizagem de actividades lúdicas orientadas. As aulas abrangem um conjunto de actividades variadas, de forma a responder às necessidades do desenvolvimento multilateral da criança.

A natação permite um excelente desenvolvimento motor e é também uma prática educativa. Trabalhamos, portanto, constantemente com o convívio social, limites, regras, disciplina, auto-estima e confiança de cada um.

Aula de Natação - Professora com crianças[D]

Aula de Natação - Crianças dentro de água[D]

Aula de Natação - Professora com crianças fora de água[D]
 

[Topo]

 
Inglês A língua Inglesa é um dos principais meios de comunicação entre povos de todas as nações. Para além disso é a língua mais usada nos processos informáticos e na linguagem técnica. Onde quer que estejamos, a língua Inglesa é muito útil para comunicarmos e atingirmos os nossos objectivos.

O Infantário Meninos Rabinos e a United School - Instituto de Línguas estabeleceram uma parceria, ficando este instituto com a responsabilidade de transmitir, às crianças, a aprendizagem de uma língua estrangeira que lhes permita criar uma competência bilíngue e bicultural, com base em conhecimentos, capacidades e atitudes e por forma a estimular aspectos cognitivos, afectivos e sociais, sempre com base no jogo, pois é a brincar que a criança melhor se sente, e se torna mais aberta a novas aprendizagens.


As aulas utilizam métodos inovadores e são ministradas por professores nativos. Apesar dos alunos do colégio não terem idade para a realização dos exames internacionais, toda a formação deste instituto tem também por objectivo preparar os alunos para a realização dos Exames da Universidade de Cambridge, que
certificam as suas competências linguísticas e que são reconhecidos por mais de 10.000 entidades empregadoras, universidades e organizações governamentais, em todo o mundo.

www.unitedschool.org

[Topo]

 

Ginástica

No conjunto das actividades que se praticam no Infantário, a Ginástica, é aquela que tem o particular objectivo de melhorar as capacidades físicas e de promover o desenvolvimento motor.

Utilizando como instrumento fundamental de trabalho o nosso corpo, consegue-se através de “jogos”, de “corridas”, de “saltos”, de “equilíbrios”… experimentar êxitos, que no seu todo contribuam para tornar as crianças mais ágeis, mais fortes, mais resistentes e mais amigos uns dos outros.

[Topo]

 
Música Os estímulos sonoros do ambiente que nos cerca são intensos e a criança, desde seus primeiros anos de vida, já reage a eles mediante sinais de agitação, gritos e movimentos corporais, é o modo dela se manifestar perante o universo sonoro; ela ouve, capta a sua direcção e identifica as vozes das pessoas.

Com esta actividade extra-curricular, são desenvolvidos elementos importantes para a construção cognitiva, afectiva e psico-motora da criança em várias áreas. Tais como:

- Coordenação motora ampla. Coordenação visual-motora. Discriminação auditiva do seu universo sonoro. Auto-determinação. Socialização. Raciocínio lógico matemático na: classificação, seriação, sequência, tempo, espaço.
- Voz, corpo e instrumentos são os recursos a desenvolver através de jogos de exploração. Estes devem partir das vivências sonoro-musicais visando o seu domínio, com forte acentuação em actividades lúdicas, por forma a evitar situações de puro exercício que afastam as crianças.

[Topo]

 
Matemática Divertida "Há uma relação directa entre o desenvolvimento intelectual da criança e o progresso matemático." (Bryant, 1995)

Infelizmente, todos nós sabemos que a matemática não é das matérias mais apreciadas pelos alunos das nossas escolas (e consequentemente da população em geral), sendo mesmo "odiada" por alguns e condicionante na escolha da área escolar que pretendem seguir.

Estando a par dos problemas e condicionantes, no que respeita a esta disciplina, decidiu-se disponibilizar esta actividade, baseada no conceito edutaining, que visa principalmente, aliciar as crianças à matemática desenvolvendo, ao mesmo tempo, capacidades cognitivas e facultar-lhes a aquisição de conhecimentos através da experiência.

[Topo]

 

Judo

A actividade extra-curricular "Judo", tem por principais objectivos:

- Estabelecimento de regras de convivência;
- Promoção do respeito mútuo;
- Melhorar o conhecimento do próprio corpo;
- Desenvolvimento da sócio-motricidade;
- Aumentar a auto-estima;
- Objectivos Específicos;
- Os batimentos do Judo;
- As quedas (para trás e para o lado);
- Acções de oposição directa, utilizando técnicas simples de controlo no chão (luta no chão);
- Luta em pé (roda de Judo).

[Topo]

 
Informática “A revolução que hoje está a ocorrer com a informática pode comparar-se à revolução que ocorreu com a imprensa, em que o papel surge como o suporte primordial de informação, e onde um dos maiores impactos foi a necessidade de alfabetização.”

Nas últimas décadas do século passado deu-se uma evolução e vulgarização das Tecnologias, tornando-se crucial um manuseio correcto de várias ferramentas das quais se destaca o computador. É sobre essa fascinante e poderosa ferramenta e a pluralidade dos seus usos que o atelier Informática se dedicará.

O jogo encerra potencialidades educativas sobejamente reconhecidas, o que no contexto particular da utilização das Tecnologias da Informação na educação, acentuadamente se comprova. As capacidades que as Tecnologias da Informação nos oferecem neste domínio são imensas. Basta considerar as possibilidades de criar ambientes apelativos, com figuras, animações, sons e elevados níveis de interactividade.

Todos reconhecemos o entusiasmo das nossas crianças relativamente às consolas ou aos jogos de computador disponíveis no mercado. Merece a pena ponderar a contextualização destas estratégias em ambientes significativos do ponto de vista dos conteúdos e do desenvolvimento de capacidades relevantes num processo de ensino/aprendizagem.

Na fase da idade pré-escolar, incidirá numa familiarização com o material e um “saber estar” com a tecnologia.

[Topo]

 

Dança

As aulas de Dança têm como objectivos fundamentais:

- Desenvolver o gosto pelas actividades físicas e Desportivas;
- Aumentar a condição e bem-estar físico e Psíquico;
- Criar momentos lúdicos de expressão corporal e artística, de forma a que as crianças tenham um desenvolvimento motor harmonioso.

Ao longo do ano lectivo procura-se desenvolver capacidades motoras como o ritmo, o equilíbrio, a flexibilidade, a agilidade e a capacidade criativa de cada um, através de aulas divertidas, com muito movimento e muita Música.

[Topo]

 
Equitação Texto a disponibilizar brevemente.

 

 

[Topo]

 
Capoeira

Texto a disponibilizar brevemente.

 

 

[Topo]