Rabinos...
com um olhar atento sobre o Ambiente!
Tema
escolhido |
|
“A educação ambiental relaciona-se com a educação para a saúde – bem-estar, qualidade de vida – incluindo os cuidados com a preservação do ambiente. Manter a sala arrumada e limpa, cuidar do espaço exterior, não deitar lixo para o chão, etc., fazem parte do quotidiano do Jardim-de-infância. A educação ambiental pode também implicar uma observação e recolha de informação e até uma intervenção na conservação e recuperação do património natural e cultural. Este contacto com a natureza e a cultura é, ainda, um meio de educação estética.” (Vasconcelos, 1997: p.84).
|
[D]
|
Tendo em conta as necessidades e faixa etária do grupo de crianças, e visto que a educação pré – escolar assume um papel marcante na formação dos futuros adultos. É nos primeiros anos de vida que se devem incutir bons hábitos, como a educação ambiental (e não só, claro), pois será determinante para o futuro da criança, pensámos em abordar o tema Ambiente, valorizando a Reciclagem a Reutilização e a Redução de diferentes resíduos e materiais de desperdício. Assim, escolhemos para título do nosso projeto
RABINOS… com um olhar atento sobre o AMBIENTE!
Tendo em conta, a falta de hábitos ecológicos, vamos tentar envolver e sensibilizar as crianças, a preservar e a respeitar o meio ambiente de uma forma lúdica.
Será um projeto que inicia na nossa sala e que iremos dar a conhecer a toda a instituição, bem como aos familiares de todas as crianças da “Sala Amarela”.
|
Fundamentação
teórica
|
|
[D]
|
“A
nossa sociedade confronta-se com problemas ambientais graves, que afetam
quer o nosso modo de vida, quer o próprio equilíbrio ecológico da
Terra. As próximas décadas serão críticas na evolução do estado de
saúde do nosso planeta e na reestruturação do sistema sócio económico
mundial.” (Melo, 1993: p.13)
|
Se
observarmos com um pouco de atenção o mundo que nos rodeia, não teremos
dificuldade em tomar consciência da velocidade de crescimento dos sinais
de degradação ambiental, que nos últimos anos têm aumentado a um ritmo
tal, que se torna impossível evitar a preocupação, a ansiedade e o
receio do que o futuro nos pode reservar.
Assim,
a relação com a natureza é muito importante, pois só conhecendo tudo
de belo que ela nos reserva podemos compreender o quão importante é
preservá-la. A natureza não é só o espaço verde que observamos nos
jardins, ela engloba milhares de coisas, ela é todo o planeta onde
habitamos.
Depois
de conhecer a natureza, a criança estará apta a defendê-la e a lutar
por uma boa qualidade de vida. É desde pequeno que se deve sensibilizar
para os problemas que o planeta tem vindo a atravessar. As crianças são
um ponto de partida para um melhor dia de amanhã, são elas os futuros
“Homens” a quem irá competir a preservação e proteção da
natureza.
|
A
educação ambiental tem como objetivo tornar cada pessoa mais consciente
e capaz de respeitar tudo o que a rodeia, desde os espaços verdes, até
aos seres vivos. Consideramos que é de extrema importância o contato com
a natureza desde pequeno, só assim é possível fazer estes pequenos
crescerem a respeitá-la.
A
experiência de conhecer e respeitar a natureza pode sensibilizar as crianças
para, um dia mais tarde, terem um sentimento construtivo e adequado, que
as fará tratar a Terra como um bem muito precioso e único, que só elas
podem respeitar e proteger.
|
[D] |
O
nosso planeta possui características muito próprias, que têm permitido
o desenvolvimento da vida de todos os seres, nomeadamente, a do Homem. No
entanto, a Terra tem vindo a deparar-se com constantes mudanças, não só
por causas naturais, mas também, e com maior importância, pela mão-de-obra
do Homem. Algumas dessas mudanças melhoraram e melhoram, de dia para dia,
o nosso modo de vida, mas, ao mesmo tempo, se tornam uma ameaça para o
planeta e todos os seres vivos.
Desta
forma, ao falar de educação ambiental não nos podemos alhear da
perspetiva de uma educação para a cidadania, uma e outra estão
intrinsecamente ligadas. Ambas implicam processos transformadores e de
consciencialização que interferem de forma direta com hábitos e
atitudes em relação à forma de ver e viver o mundo.
l
|
[D]
|
A
exploração de recursos naturais até à exaustão e a poluição maciça
do ambiente são formas de intolerância, na medida que colocam os
interesses económicos acima da ideia de que o desenvolvimento deve ter
limites e, que acima de tudo, deve ir ao encontro da felicidade do Homem e
da preservação do seu habitat. A sensibilização das crianças e dos
jovens para esta problemática é o primeiro passo para a mudança. Desde
cedo é necessário que se sinta que o poder de inverter o rumo dos
acontecimentos encontra-se em cada um de nós.
|
A
participação na vida pública deve ser, cada vez mais, sentida como a
assunção das responsabilidades sociais de cada indivíduo, mantendo uma
atitude crítica e participativa. É neste âmbito que a educação para a
cidadania e educação ambiental são indissociáveis.
A
escola deve, então, ser um espaço privilegiado, onde se promove o
sucesso investindo na formação de pessoas capazes de pensar, criar, agir
por opção e responsáveis pela sua felicidade.
É
um investimento que acreditamos que vale a pena, pois é a partir dos
pequenos atos de cada um de nós que se dá início a grandes transformações.
Actualmente,
fazer educação ambiental é mais vasto que o simples “gostar da
natureza”, é um processo de crescimento conjunto entre o professor e o
aluno, é um novo estado de espírito, é uma forma de modificar
comportamentos e atitudes que pretendem fomentar na criança uma
sensibilização e consciência de acordo com o espaço em que cada um
vive.
[Topo]
|
Objetivos
Para
a elaboração do presente projeto foi preciso recorrer, a observações
participantes e não participantes, na medida de adquirir conhecimentos sobre
cada criança e sobre o grupo. De acordo com as observações feitas fez-se um
levantamento das necessidades e caraterísticas gerais e analisou-se a situação-problema,
definindo-se a área a ser trabalhada no presente ano letivo.
Mediante
pesquisa, fez-se um levantamento teórico sobre o tema e de acordo com o
resultado obtido, definiu-se quais os objetivos gerais e específicos a alcançar.
Os
Objetivos
Gerais,
aplicam-se a conceitos e princípios, a novas situações. São também
abrangentes e formulados em termos de meta de ensino e aprendizagem,
isto é, são a principal meta a concretizar.
A
valência de Jardim-de-infância tem os Objetivos Gerais explícitos e
determinados na Legislação do Pré-Escolar, Orientações
Curriculares para a Educação Pré-escolar.
Objetivos
Gerais
|
-
Proporcionar
experiências que sensibilizem a criança para o problema da poluição,
favorecendo a observação e compreensão do próprio meio natural,
promovendo assim atitudes e comportamentos para a preservação do Meio
Ambiente.
-
Contribuir
para uma mudança de atitudes, comportamentos e hábitos, no que
respeita à preservação e protecção do ambiente.
-
Adquirir
conhecimentos sobre os diversos tipos de resíduos e materiais, das suas
características e possibilidades de transformação.
-
Distinguir os
materiais que constituem o lixo e respectivas possibilidades de os
Reciclar, Reutilizar e Reduzir (politica dos 3 R’s).
-
Contribuir
para o enriquecimento da sala de actividades e transformar aquilo que
parece não prestar em diferentes coisas, brinquedos e instrumentos
musicais.
|
Os
objetivos específicos
têm
um significado mais restrito do que os gerais, pois surgem no seguimento de cada
atividade pontual, consistirão no desdobramento dos objetivos gerais
e irão ao encontro dos vários temas a serem abordados.
Objetivos
específicos
|
Área
de Formação Pessoal e Social
-
Promover uma educação de base ao nível da segurança, através de ações
de sensibilização e esclarecimento;
-
Promover a socialização;
-
Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
-
Incentivar a participação das famílias no processo educativo;
Área de Expressão e Comunicação
Domínio
das expressões motora, dramática, plástica e musical:
Expressão
Plástica:
-
Desenvolver o sentido estético;
-
Estimular a capacidade sensório-motora;
-
Explorar materiais e técnicas novas;
-
Estimular a destreza manual;
-
Estimular a coordenação óculo-manual;
Expressão
Dramática:
- Relacionar-se e comunicar com os outros;
- Desenvolver a expressividade a partir da capacidade de imaginação;
- Melhorar a postura corporal, a flexibilidade e a expressividade de movimentos e gestos;
- Improvisar a partir de situações e histórias
simples;
- Explorar o uso de fantoches;
Expressão
Musical:
-
Adquirir noções de ritmo, melodia/harmonia;
-
Desenvolver a memória auditiva;
-
Estimular a criatividade ao nível da produção sonora;
-
Promover a expressão vocal;
-
Promover o conhecimento de alguns instrumentos e respectivos tipos de
som;
Expressão
Motora:
-
Desenvolver na criança as habilidades motoras fundamentais;
-
Permitir a tomada de consciência dos diferentes segmentos do corpo,
das suas possibilidades e limitações;
-
Facilitando a progressiva interiorização do esquema corporal;
-
Consciência do corpo em relação ao exterior: esquerda, direita, em
cima, em baixo;
-
Estimular o desenvolvimento físico e corporal;
-
Estimular a memorização auditiva;
Domínio
da linguagem oral e abordagem à escrita:
-
Estimular a comunicação;
-
Estimular o gosto pela leitura;
-
Estimular o gosto pelas rimas, trava línguas, destrava línguas,
lengalengas;
-
Sensibilizar para o registo escrito;
Domínio
da matemática:
Estimular
as noções lógico matemáticas:
-
Noções básicas de Tamanho/Quantidade/Espaciais;
-
As cores;
-
As figuras geométricas;
-
Classificar, Ordenar e Seriar objectos;
Área
de Conhecimento do Mundo
-
Estimular o gosto, a curiosidade e desejo por aprender;
-
Sensibilizar para uma educação ambiental;
-
Estimular as crianças para o sentido de responsabilidade no
tratamento dos diferentes materiais existentes na sala;
-
Distinguir a ambiente poluído do não poluído;
-
Despertar nas crianças o sentido de responsabilidade para não poluir
o ambiente;
-
Promover a higiene dos espaços de uso coletivo;
-
Recolher materiais e objetos que possam ser reutilizados e
reaproveitados;
-
Conhecer e compreender algumas técnicas simples, levando-as a
reconhecer a importância dos materiais reciclados;
-
Promover a recolha seletiva de lixo.
|
A
elaboração, redação e implementação de um projeto pedagógico é um
trabalho contínuo, ao longo de todo o ano letivo, pelo que ao longo do ano
letivo estes objetivos, o planeamento de atividades e as estratégias de
implementação são re-equacionados.
A
redação de um projecto pedagógico é mais extenso e tem outros conteúdos
que não se encontram aqui apresentados. Todos os Encarregados de Educação dos
"Meninos Rabinos" que queiram aprofundar o seu conhecimento do
presente projeto pedagógico, poderão solicitar à Educadora de sala todos os
esclarecimentos.
[Topo]
[Voltar
aos restantes Projetos]
|