Projetos Pedagógicos - Sala Amarela


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Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
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Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
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Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
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Rabinos... com um olhar atento sobre o Ambiente!

 

Tema escolhido

“A educação ambiental relaciona-se com a educação para a saúde – bem-estar, qualidade de vida – incluindo os cuidados com a preservação do ambiente. Manter a sala arrumada e limpa, cuidar do espaço exterior, não deitar lixo para o chão, etc., fazem parte do quotidiano do Jardim-de-infância. A educação ambiental pode também implicar uma observação e recolha de informação e até uma intervenção na conservação e recuperação do património natural e cultural. Este contacto com a natureza e a cultura é, ainda, um meio de educação estética.” (Vasconcelos, 1997: p.84).

Fotografia da Sala Amarela[D]

 

Tendo em conta as necessidades e faixa etária do grupo de crianças, e visto que a educação pré – escolar assume um papel marcante na formação dos futuros adultos. É nos primeiros anos de vida que se devem incutir bons hábitos, como a educação ambiental (e não só, claro), pois será determinante para o futuro da criança, pensámos em abordar o tema Ambiente, valorizando a Reciclagem a Reutilização e a Redução de diferentes resíduos e materiais de desperdício. Assim, escolhemos para título do nosso projeto RABINOS… com um olhar atento sobre o AMBIENTE!

Tendo em conta, a falta de hábitos ecológicos, vamos tentar envolver e sensibilizar as crianças, a preservar e a respeitar o meio ambiente de uma forma lúdica.
Será um projeto que inicia na nossa sala e que iremos dar a conhecer a toda a instituição, bem como aos familiares de todas as crianças da “Sala Amarela”.

 

 

Fundamentação teórica

Fotografia da Sala Amarela[D]

“A nossa sociedade confronta-se com problemas ambientais graves, que afetam quer o nosso modo de vida, quer o próprio equilíbrio ecológico da Terra. As próximas décadas serão críticas na evolução do estado de saúde do nosso planeta e na reestruturação do sistema sócio económico mundial.” (Melo, 1993: p.13)

 

Se observarmos com um pouco de atenção o mundo que nos rodeia, não teremos dificuldade em tomar consciência da velocidade de crescimento dos sinais de degradação ambiental, que nos últimos anos têm aumentado a um ritmo tal, que se torna impossível evitar a preocupação, a ansiedade e o receio do que o futuro nos pode reservar.

Assim, a relação com a natureza é muito importante, pois só conhecendo tudo de belo que ela nos reserva podemos compreender o quão importante é preservá-la. A natureza não é só o espaço verde que observamos nos jardins, ela engloba milhares de coisas, ela é todo o planeta onde habitamos.

Depois de conhecer a natureza, a criança estará apta a defendê-la e a lutar por uma boa qualidade de vida. É desde pequeno que se deve sensibilizar para os problemas que o planeta tem vindo a atravessar. As crianças são um ponto de partida para um melhor dia de amanhã, são elas os futuros “Homens” a quem irá competir a preservação e proteção da natureza.

 

A educação ambiental tem como objetivo tornar cada pessoa mais consciente e capaz de respeitar tudo o que a rodeia, desde os espaços verdes, até aos seres vivos. Consideramos que é de extrema importância o contato com a natureza desde pequeno, só assim é possível fazer estes pequenos crescerem a respeitá-la.

A experiência de conhecer e respeitar a natureza pode sensibilizar as crianças para, um dia mais tarde, terem um sentimento construtivo e adequado, que as fará tratar a Terra como um bem muito precioso e único, que só elas podem respeitar e proteger.

 

Exterior do Infantário Meninos Rabinos[D]

O nosso planeta possui características muito próprias, que têm permitido o desenvolvimento da vida de todos os seres, nomeadamente, a do Homem. No entanto, a Terra tem vindo a deparar-se com constantes mudanças, não só por causas naturais, mas também, e com maior importância, pela mão-de-obra do Homem. Algumas dessas mudanças melhoraram e melhoram, de dia para dia, o nosso modo de vida, mas, ao mesmo tempo, se tornam uma ameaça para o planeta e todos os seres vivos.

Desta forma, ao falar de educação ambiental não nos podemos alhear da perspetiva de uma educação para a cidadania, uma e outra estão intrinsecamente ligadas. Ambas implicam processos transformadores e de consciencialização que interferem de forma direta com hábitos e atitudes em relação à forma de ver e viver o mundo.

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Exterior dos Meninos Rabinos - Sala Amarela atrás do escorrega[D]

A exploração de recursos naturais até à exaustão e a poluição maciça do ambiente são formas de intolerância, na medida que colocam os interesses económicos acima da ideia de que o desenvolvimento deve ter limites e, que acima de tudo, deve ir ao encontro da felicidade do Homem e da preservação do seu habitat. A sensibilização das crianças e dos jovens para esta problemática é o primeiro passo para a mudança. Desde cedo é necessário que se sinta que o poder de inverter o rumo dos acontecimentos encontra-se em cada um de nós.

A participação na vida pública deve ser, cada vez mais, sentida como a assunção das responsabilidades sociais de cada indivíduo, mantendo uma atitude crítica e participativa. É neste âmbito que a educação para a cidadania e educação ambiental são indissociáveis.

A escola deve, então, ser um espaço privilegiado, onde se promove o sucesso investindo na formação de pessoas capazes de pensar, criar, agir por opção e responsáveis pela sua felicidade.

É um investimento que acreditamos que vale a pena, pois é a partir dos pequenos atos de cada um de nós que se dá início a grandes transformações.

Actualmente, fazer educação ambiental é mais vasto que o simples “gostar da natureza”, é um processo de crescimento conjunto entre o professor e o aluno, é um novo estado de espírito, é uma forma de modificar comportamentos e atitudes que pretendem fomentar na criança uma sensibilização e consciência de acordo com o espaço em que cada um vive.

 

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Objetivos

Para a elaboração do presente projeto foi preciso recorrer, a observações participantes e não participantes, na medida de adquirir conhecimentos sobre cada criança e sobre o grupo. De acordo com as observações feitas fez-se um levantamento das necessidades e caraterísticas gerais e analisou-se a situação-problema, definindo-se a área a ser trabalhada no presente ano letivo.

Mediante pesquisa, fez-se um levantamento teórico sobre o tema e de acordo com o resultado obtido, definiu-se quais os objetivos gerais e específicos a alcançar.

 

Os Objetivos Gerais, aplicam-se a conceitos e princípios, a novas situações. São também abrangentes e formulados em termos de meta de ensino e aprendizagem, isto é, são a principal meta a concretizar. A valência de Jardim-de-infância tem os Objetivos Gerais explícitos e determinados na Legislação do Pré-Escolar, Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar.

Objetivos Gerais

 

- Proporcionar experiências que sensibilizem a criança para o problema da poluição, favorecendo a observação e compreensão do próprio meio natural, promovendo assim atitudes e comportamentos para a preservação do Meio Ambiente.

- Contribuir para uma mudança de atitudes, comportamentos e hábitos, no que respeita à preservação e protecção do ambiente.

- Adquirir conhecimentos sobre os diversos tipos de resíduos e materiais, das suas características e possibilidades de transformação.

- Distinguir os materiais que constituem o lixo e respectivas possibilidades de os Reciclar, Reutilizar e Reduzir (politica dos 3 R’s).

- Contribuir para o enriquecimento da sala de actividades e transformar aquilo que parece não prestar em diferentes coisas, brinquedos e instrumentos musicais.

 

Os objetivos específicos  têm um significado mais restrito do que os gerais, pois surgem no seguimento de cada atividade pontual, consistirão no desdobramento dos objetivos gerais e irão ao encontro dos vários temas a serem abordados.

Objetivos específicos

 

Área de Formação Pessoal e Social

 

- Promover uma educação de base ao nível da segurança, através de ações de sensibilização e esclarecimento;

- Promover a socialização;

- Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;

- Incentivar a participação das famílias no processo educativo;

 

Área de Expressão e Comunicação

 

Domínio das expressões motora, dramática, plástica e musical:

Expressão Plástica:

- Desenvolver o sentido estético;

- Estimular a capacidade sensório-motora;

- Explorar materiais e técnicas novas;

- Estimular a destreza manual;

- Estimular a coordenação óculo-manual;

Expressão Dramática:

- Relacionar-se e comunicar com os outros;

- Desenvolver a expressividade a partir da capacidade de imaginação;

- Melhorar a postura corporal, a flexibilidade e a expressividade de movimentos e gestos;

- Improvisar a partir de situações e histórias simples;

- Explorar o uso de fantoches;

Expressão Musical:

- Adquirir noções de ritmo, melodia/harmonia;

- Desenvolver a memória auditiva;

- Estimular a criatividade ao nível da produção sonora;

- Promover a expressão vocal;

- Promover o conhecimento de alguns instrumentos e respectivos tipos de som;

Expressão Motora:

- Desenvolver na criança as habilidades motoras fundamentais;

- Permitir a tomada de consciência dos diferentes segmentos do corpo, das suas possibilidades e limitações;

- Facilitando a progressiva interiorização do esquema corporal;

- Consciência do corpo em relação ao exterior: esquerda, direita, em cima, em baixo;

- Estimular o desenvolvimento físico e corporal;

- Estimular a memorização auditiva;

Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita:

- Estimular a comunicação;

- Estimular o gosto pela leitura;

- Estimular o gosto pelas rimas, trava línguas, destrava línguas, lengalengas;

- Sensibilizar para o registo escrito;

 

Domínio da matemática:

Estimular as noções lógico matemáticas:

- Noções básicas de Tamanho/Quantidade/Espaciais;

- As cores;

- As figuras geométricas;

- Classificar, Ordenar e Seriar objectos;

 

Área de Conhecimento do Mundo

- Estimular o gosto, a curiosidade e desejo por aprender;

- Sensibilizar para uma educação ambiental;

- Estimular as crianças para o sentido de responsabilidade no tratamento dos diferentes materiais existentes na sala;

- Distinguir a ambiente poluído do não poluído;

- Despertar nas crianças o sentido de responsabilidade para não poluir o ambiente;

- Promover a higiene dos espaços de uso coletivo;

- Recolher materiais e objetos que possam ser reutilizados e reaproveitados;

- Conhecer e compreender algumas técnicas simples, levando-as a reconhecer a importância dos materiais reciclados;

- Promover a recolha seletiva de lixo.

 

A elaboração,  redação e implementação de um projeto pedagógico é um trabalho contínuo, ao longo de todo o ano letivo, pelo que ao longo do ano letivo estes objetivos, o planeamento de atividades e as estratégias de implementação são re-equacionados.

A redação de um projecto pedagógico é mais extenso e tem outros conteúdos que não se encontram aqui apresentados. Todos os Encarregados de Educação dos "Meninos Rabinos" que queiram aprofundar o seu conhecimento do presente projeto pedagógico, poderão solicitar à Educadora de sala todos os esclarecimentos.

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