Projetos Pedagógicos - Sala Amarela


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Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
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Somos o futuro,

cada um de nós é um tesouro!

 

Tema escolhido

O conhecimento não provém, nem dos objetos, nem da criança, mas sim das interações entre a criança e os objetos”.

 Jean Piaget

 

É importante valorizar a criança tal como ela é, aproveitar o conhecimento que trás de casa e fornecer novos estímulos para a aprendizagem. Os sentimentos e as emoções fazem parte dessa bagagem, e com eles vamos trabalhar a componente social e emocional.

 

Fotografia da Sala Amarela[D]

Através deste projeto iremos implementar estratégias para que cada criança aprenda a reconhecer o que está a sentir, aprenda a lidar com essa emoção e assim consiga gerir os seus comportamentos perante uma situação de conflito e frustração com os pares. E pretendemos fazê-lo transmitindo uma visão otimista para um futuro brilhante, feliz e positivo.

 

A criança enquanto sujeito em constante aprendizagem, deve ser livre de expressar as suas emoções e, ao lhe serem apresentadas atividades e comportamentos adequados, ela vai adquirir conhecimento e controlo emocional.

 

Ao demonstrarem as suas emoções, as crianças estão a mostrar a sua personalidade, assim como a reconhecer as dos outros.

 

A afetividade é um ponto importante, pois um ambiente onde a criança se sente acarinhada e compreendida, é um ambiente propício para as novas aprendizagens, mais uma vez, em contexto de positivismo.

 

As crianças vivem no seu mundo, um mundo repleto de imaginação, cheio de personagens mágicas, os piratas fazem parte desse mundo.

 

Vamos pegar nessa caricata personagem e vamos navegar pelo mundo do conhecimento e da imaginação, vamos construindo um grupo de “piratas” cada vez mais conscientes de si e dos outros, piratas mais saudáveis e felizes.

 

Vamos incentivar a observação e exploração do mundo numa aventura pelo nosso mapa do tesouro, para cada criança tirar as suas “conclusões” e assim completar o seu mundo. É uma forma de estimular a criatividade e dar sentido às coisas.

 

 

Fundamentação teórica

Fotografia da Sala Amarela[D]

O desenvolvimento pessoal e social assenta na constituição de um ambiente relacional securizante, em que a criança é valorizada e escutada, o que contribui para o seu bem-estar e auto-estima” (ME, 1997, p. 115).

O tema “Somos o futuro, cada um de nós é um tesouro!” assenta a sua base na individualidade de cada criança, nos afetos e emoções, isto é, na sua compreensão e gestão.

Cada criança trás consigo uma bagagem de conhecimentos, e um dos objetivos é passar esse conhecimento aos outros, partilhá-lo e ampliar, isto é, vivenciar novas experiências para adquirir novas aprendizagens.

 

As crianças vivem no seu mundo imaginário, como tal resolvemos pegar numa personagem do fantástico e, a partir daí criar novas situações. Resumindo, a sala amarela é a sala dos piratas e vamos utilizar um mapa do tesouro para encontrar e resolver aventuras e mistérios, com muita ação, divertimento, imaginação e sempre com uma postura positiva vamos criar situações lúdicas para a aquisição do conhecimento, o maior tesoura que cada um pode achar!

O ser humano em desenvolvimento vai-se envolvendo em novas experiências e interagindo com os diferentes elementos que constituem o seu espaço relacional e os sistemas emocionais vão-se constituindo e criando novas ligações com outros sistemas, como o cognitivo ou o linguístico.

 

Nestes últimos anos, vários investigadores, como Goleman, têm-se debruçado sob o papel das emoções e da regulação emocional no desenvolvimento da criança e tem sido possível demonstrar a importância que as emoções e a sua regulação executam no comportamento da criança, inclusive no que respeita à componente emocional e social.

 

Segundo Vigotsky “as reações emocionais exercem a influência mais substancial sobre todas as formas do nosso comportamento e nos momentos do processo educativo.”

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 “(…) a emoção é, portanto, uma reação súbita de todo o nosso organismo, com componentes fisiológicas (o nosso corpo), cognitivas (o nosso espírito) e comportamentais (as nossas ações)” (André & Lelord, 2002).

Atualmente as emoções são consideradas fundamentais e necessárias para a nossa vida e são, geralmente assistidas por um comportamento físico, onde o rosto é uma das partes do corpo que apresenta as emoções do ser humano.

Ao falarmos de emoções é relevante mencionar o termo afeto ou afetividade, pois é possível afirmar que os afetos são considerados um conjunto de reações que unem as pessoas umas às outras. São uma mistura de emoções ou são manifestados através das emoções. Esta ligação direta às emoções torna, por vezes, difícil defini-los por si só.

Segundo Almeida, a afetividade tem um papel marcante no desenvolvimento do ser humano, afirmando que “a afetividade manifesta-se primitivamente no comportamento, nos gestos expressivos da criança” (1999, p. 42). Este papel será significativo ao longo de toda a vida do ser humano.

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Exterior dos Meninos Rabinos - Sala Amarela atrás do escorrega[D]

É de extrema importância que nos jardins-de-infância se valorize o desenvolvimento emocional e afetivo, pois “as emoções fazem parte da nossa vida, é preciso saber viver com elas. A emoção está antes da razão. Antes de sermos racionais, somos emocionais” (Freitas-Magalhães, 2007).

Como forma de criar e sustentar o bem-estar emocional é fundamental identificar e reconhecer as emoções, porque assim tomar consciência destas, levando a uma melhor perceção e controlo das emoções e, portanto, compreender o que os outros estão a sentir.

 

Para Moreira todas as emoções provocam modificações ao nível físico ou fisiológico, ao nível emocional, ao nível cognitivo e ao nível comportamental do ser humano e que a forma como recebemos a mensagem vai determinar a forma de reagir. Sem emoção, ficaríamos impossibilitados de fazer as escolhas mais simples, pois o nosso pensamento tem necessidade das emoções para ser eficaz.

É na idade Pré-Escolar que a criança desenvolve novas formas de se relacionar com os outros e de se expressar. Esta etapa marca também o início do brincar em grupo ou do jogo em grupo, um meio de desenvolvimento de outras formas de brincar, sujeitando-se a regras.

Apelar á imaginação e à fantasia é outro dos objetivos deste projeto, o facto de utilizar a personagem dos piratas permite viajar pelo mundo mágico da imaginação de uma criança, proporcionando uma maior apetência para novas aprendizagens.

Entre os 2 e os 7 anos a simbologia surge com um papel fundamental nas brincadeiras, é o caso do “faz de conta”, das histórias, o desenho e os brinquedos quando se lhes é atribuindo outros significados. Nestas idades o jogo simbólico permite à criança a compreensão e aprendizagem dos papéis sociais, e são possíveis pois já consegue produzir imagens mentais. Isto é, a criança já representa, imita, recria à sua maneira o papel da mãe, do professor, etc., que observa no dia-a-dia.

A Imaginação é uma capacidade intelectual, é recriar à nossa imagem. A criança viaja pelo mundo da fantasia, saindo do real. Imaginar é, de certa forma, a leitura do real e do irreal que dentro e fora de nós existe.

Trabalhar a imaginação é prestar atenção ao mundo que rodeia e querer descobrir o sentido das coisas e a infância é o tempo mais fértil para as raízes da imaginação.

Imaginar é um primeiro passo para criar, sendo trabalhar, o passo seguinte. Sendo assim, é urgente desenvolver o potencial criativo de todas as crianças.

Em suma o projeto tem como personagens principais as crianças como piratas, a viajar numa aventura através do mapa do tesouro em busca do autoconhecimento e do conhecimento do mundo. Estas aprendizagens são feitas em contexto de reforços positivos e num ambiente de felicidade, onde vão aprender a gerir e a reconhecer emoções e assim aprender a relacionar-se com os outros.

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Objetivos

Os Objetivos Gerais aplicam-se a conceitos e princípios, a novas situações, são também abrangentes e formulados em termos de meta de ensino e aprendizagem, isto é, são a principal meta a concretizar.

Objetivos Gerais

 

  • Incentivar o interesse e a curiosidade das crianças para as aprendizagens;

  • Proporcionar momentos saudáveis de lazer;

  • Desenvolver na criança a observação de conhecimentos;

  • Adquirir um maior e melhor conhecimento a nível prático e científico;

  • Desencadear situações contundentes a uma efetiva animação pedagógica ou outro tipo de atividades;

  • Estimular a memória e o poder de compreensão;

  • Incentivar a participação das famílias no processo educativo;

  • Estimular um desenvolvimento harmonioso e integral das suas capacidades ao nível: psicomotor, afetivo, cognitivo, linguístico e percetivo;

  • Promover uma perspetiva básica do mundo que as rodeia;

  • Desenvolver na criança auto-estima, autonomia e confiança em si própria e nos que a rodeiam;

  • Proporcionar à criança o uso de materiais adequados à idade e que visem promover a descoberta, a imaginação e o desenvolvimento;

  • Auxiliar a criança na sua socialização (respeito pelo outro e por pequenas regras);

  • Respeitar a individualidade e o ritmo/evolução de cada criança;

  • Desenvolver e implementar atividades para a valorização das emoções e dos afetos;

  • Promover interações entre criança/criança e criança/adulto;

  • Criar momentos direcionados para a descoberta consciente das emoções;

  • Compreender as potencialidades pedagógicas da exploração de atividades ligadas às emoções e aos afetos.

Os objetivos específicos têm um significado mais restrito do que os gerais, pois surgem no seguimento de cada atividades pontual.

Objetivos específicos

 

  • Despertar as crianças para as emoções;

  • Desenvolver o poder de observação;

  • Transmitir às crianças que somos “únicos e especiais”, cada um à sua maneira;

  • Ampliar as experiências e o universo cultural;

  • Estimular a criatividade;

  • Levar a criança a expressar a sua sensibilidade e desenvolver o seu imaginário;

  • Fazer crescer o interesse pelos livros;

  • Despertar o desejo pela experimentação;

  • Desenvolver a memória;

  • Desenvolver a capacidade de partilha;

  • Aprender a trabalhar em grupo e individualmente;

  • Aprender a respeitar os outros;

  • Estimular a coordenação óculo-manual e óculo-pedal;

  • Fazer aumentar os níveis de atenção e concentração;

  • Enriquecer o vocabulário;

  • Iniciar novas formas de expressão;

  • Incentivar a criança na leitura de imagens e gravuras;

  • Desenvolver a linguagem através de rimas, lenga-lengas, canções, teatros, histórias, poesias;

  • Estimular o olhar, a observação para o que a rodeia, proporcionando situações de igualdade e diferença;

  • Promover a aprendizagem ativa (vivenciar situações, explorar), ajudando a um conhecimento mais lógico;

  • Ajudar a compreender o tempo (antes/ depois; Recordação/ memorização).

A estrutura de um projeto pedagógico é algo um pouco mais extenso e apresenta dados que não se encontram aqui descritos, nomeadamente pormenores mais técnicos.

Os encarregados de educação dos “Meninos Rabinos” que quiserem tomar mais conhecimento acerca destes pormenores, ou seja, do projeto na sua totalidade, poderão solicitar à Educadora de sala qualquer dúvida.

 

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