Somos o futuro,
cada um de nós é um tesouro!
Tema
escolhido |
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“O conhecimento não provém, nem dos objetos, nem da criança, mas sim
das interações entre a criança e os objetos”.
Jean Piaget
É importante
valorizar a criança tal como ela é, aproveitar o conhecimento que trás
de casa e fornecer novos estímulos para a aprendizagem. Os sentimentos e
as emoções fazem parte dessa bagagem, e com eles vamos trabalhar a
componente social e emocional.
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Através deste
projeto iremos implementar estratégias para que cada criança aprenda a
reconhecer o que está a sentir, aprenda a lidar com essa emoção e assim
consiga gerir os seus comportamentos perante uma situação de conflito e
frustração com os pares. E pretendemos fazê-lo transmitindo uma visão
otimista para um futuro brilhante, feliz e positivo.
A criança
enquanto sujeito em constante aprendizagem, deve ser livre de expressar
as suas emoções e, ao lhe serem apresentadas atividades e comportamentos
adequados, ela vai adquirir conhecimento e controlo emocional.
Ao demonstrarem
as suas emoções, as crianças estão a mostrar a sua personalidade, assim
como a reconhecer as dos outros.
A afetividade é
um ponto importante, pois um ambiente onde a criança se sente acarinhada
e compreendida, é um ambiente propício para as novas aprendizagens, mais
uma vez, em contexto de positivismo.
As crianças
vivem no seu mundo, um mundo repleto de imaginação, cheio de personagens
mágicas, os piratas fazem parte desse mundo.
Vamos pegar
nessa caricata personagem e vamos navegar pelo mundo do conhecimento e
da imaginação, vamos construindo um grupo de “piratas” cada vez mais
conscientes de si e dos outros, piratas mais saudáveis e felizes.
Vamos
incentivar a observação e exploração do mundo numa aventura pelo nosso
mapa do tesouro, para cada criança tirar as suas “conclusões” e assim
completar o seu mundo. É uma forma de estimular a criatividade e dar
sentido às coisas.
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Fundamentação
teórica
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“O
desenvolvimento pessoal e social assenta na constituição de um ambiente
relacional securizante, em que a criança é valorizada e escutada, o que
contribui para o seu bem-estar e auto-estima” (ME, 1997, p. 115).
O tema “Somos o futuro, cada um de
nós é um tesouro!” assenta a sua base na individualidade de cada
criança, nos afetos e emoções, isto é, na sua compreensão e gestão. |
Cada criança trás consigo uma
bagagem de conhecimentos, e um dos objetivos é passar esse conhecimento
aos outros, partilhá-lo e ampliar, isto é, vivenciar novas experiências
para adquirir novas aprendizagens.
As crianças vivem no seu mundo
imaginário, como tal resolvemos pegar numa personagem do fantástico e, a
partir daí criar novas situações. Resumindo, a sala amarela é a sala dos
piratas e vamos utilizar um mapa do tesouro para encontrar e resolver
aventuras e mistérios, com muita ação, divertimento, imaginação e sempre
com uma postura positiva vamos criar situações lúdicas para a aquisição
do conhecimento, o maior tesoura que cada um pode achar!
O ser humano em desenvolvimento
vai-se envolvendo em novas experiências e interagindo com os diferentes
elementos que constituem o seu espaço relacional e os sistemas
emocionais vão-se constituindo e criando novas ligações com outros
sistemas, como o cognitivo ou o linguístico. |
Nestes últimos
anos, vários investigadores, como Goleman, têm-se debruçado sob o papel
das emoções e da regulação emocional no desenvolvimento da criança e tem
sido possível demonstrar a importância que as emoções e a sua regulação
executam no comportamento da criança, inclusive no que respeita à
componente emocional e social.
Segundo Vigotsky “as reações
emocionais exercem a influência mais substancial sobre todas as formas
do nosso comportamento e nos momentos do processo educativo.” |
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“(…) a emoção
é, portanto, uma reação súbita de todo o nosso organismo, com
componentes fisiológicas (o nosso corpo), cognitivas (o nosso espírito)
e comportamentais (as nossas ações)” (André & Lelord, 2002).
Atualmente as
emoções são consideradas fundamentais e necessárias para a nossa vida e
são, geralmente assistidas por um comportamento físico, onde o rosto é
uma das partes do corpo que apresenta as emoções do ser humano.
Ao falarmos de
emoções é relevante mencionar o termo afeto ou afetividade, pois é
possível afirmar que os afetos são considerados um conjunto de reações
que unem as pessoas umas às outras. São uma mistura de emoções ou são
manifestados através das emoções. Esta ligação direta às emoções torna,
por vezes, difícil defini-los por si só.
Segundo Almeida,
a afetividade tem um papel marcante no desenvolvimento do ser humano,
afirmando que “a afetividade manifesta-se primitivamente no
comportamento, nos gestos expressivos da criança” (1999, p. 42). Este
papel será significativo ao longo de toda a vida do ser humano.
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É de extrema
importância que nos jardins-de-infância se valorize o desenvolvimento
emocional e afetivo, pois “as emoções fazem parte da nossa vida, é
preciso saber viver com elas. A emoção está antes da razão. Antes de
sermos racionais, somos emocionais” (Freitas-Magalhães, 2007).
Como forma de
criar e sustentar o bem-estar emocional é fundamental identificar e
reconhecer as emoções, porque assim tomar consciência destas, levando a
uma melhor perceção e controlo das emoções e, portanto, compreender o
que os outros estão a sentir.
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Para Moreira
todas as emoções provocam modificações ao nível físico ou
fisiológico, ao nível emocional, ao nível cognitivo e ao nível
comportamental do ser humano e que a forma como recebemos a mensagem
vai determinar a forma de reagir. Sem emoção, ficaríamos
impossibilitados de fazer as escolhas mais simples, pois o nosso
pensamento tem necessidade das emoções para ser eficaz.
É na idade
Pré-Escolar que a criança desenvolve novas formas de se relacionar
com os outros e de se expressar. Esta etapa marca também o início do
brincar em grupo ou do jogo em grupo, um meio de desenvolvimento de
outras formas de brincar, sujeitando-se a regras.
Apelar á
imaginação e à fantasia é outro dos objetivos deste projeto, o facto
de utilizar a personagem dos piratas permite viajar pelo mundo
mágico da imaginação de uma criança, proporcionando uma maior
apetência para novas aprendizagens.
Entre os 2 e
os 7 anos a simbologia surge com um papel fundamental nas
brincadeiras, é o caso do “faz de conta”, das histórias, o desenho e
os brinquedos quando se lhes é atribuindo outros significados.
Nestas idades o jogo simbólico permite à criança a compreensão e
aprendizagem dos papéis sociais, e são possíveis pois já consegue
produzir imagens mentais. Isto é, a criança já representa, imita,
recria à sua maneira o papel da mãe, do professor, etc., que observa
no dia-a-dia.
A Imaginação
é uma capacidade intelectual, é recriar à nossa imagem. A criança
viaja pelo mundo da fantasia, saindo do real. Imaginar é, de certa
forma, a leitura do real e do irreal que dentro e fora de nós
existe.
Trabalhar a
imaginação é prestar atenção ao mundo que rodeia e querer descobrir
o sentido das coisas e a infância é o tempo mais fértil para as
raízes da imaginação.
Imaginar é
um primeiro passo para criar, sendo trabalhar, o passo seguinte.
Sendo assim, é urgente desenvolver o potencial criativo de todas as
crianças.
Em suma o
projeto tem como personagens principais as crianças como piratas, a
viajar numa aventura através do mapa do tesouro em busca do
autoconhecimento e do conhecimento do mundo. Estas aprendizagens são
feitas em contexto de reforços positivos e num ambiente de
felicidade, onde vão aprender a gerir e a reconhecer emoções e assim
aprender a relacionar-se com os outros.
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Objetivos
Os
Objetivos
Gerais
aplicam-se a conceitos e princípios, a novas situações, são também
abrangentes e formulados em termos de meta de ensino e aprendizagem, isto é, são
a principal meta a concretizar.
Objetivos
Gerais
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Incentivar o interesse e a
curiosidade das crianças para as aprendizagens;
-
Proporcionar momentos saudáveis
de lazer;
-
Desenvolver na criança a
observação de conhecimentos;
-
Adquirir um maior e melhor
conhecimento a nível prático e científico;
-
Desencadear situações
contundentes a uma efetiva animação pedagógica ou outro tipo de
atividades;
-
Estimular a memória e o poder
de compreensão;
-
Incentivar a participação das
famílias no processo educativo;
-
Estimular um desenvolvimento
harmonioso e integral das suas capacidades ao nível: psicomotor,
afetivo, cognitivo, linguístico e percetivo;
-
Promover uma perspetiva básica
do mundo que as rodeia;
-
Desenvolver na criança
auto-estima, autonomia e confiança em si própria e nos que a
rodeiam;
-
Proporcionar à criança o uso de
materiais adequados à idade e que visem promover a descoberta, a
imaginação e o desenvolvimento;
-
Auxiliar a criança na sua
socialização (respeito pelo outro e por pequenas regras);
-
Respeitar a individualidade e o
ritmo/evolução de cada criança;
-
Desenvolver e implementar
atividades para a valorização das emoções e dos afetos;
-
Promover interações entre
criança/criança e criança/adulto;
-
Criar momentos direcionados
para a descoberta consciente das emoções;
-
Compreender as potencialidades
pedagógicas da exploração de atividades ligadas às emoções e aos
afetos.
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Os
objetivos específicos
têm um significado mais restrito do que os gerais, pois surgem no seguimento de
cada atividades pontual.
Objetivos
específicos
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Despertar as crianças para as emoções;
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Desenvolver o poder de observação;
-
Transmitir às crianças que somos “únicos e especiais”, cada um à sua
maneira;
-
Ampliar as experiências e o universo cultural;
-
Estimular a criatividade;
-
Levar a criança a expressar a sua sensibilidade e desenvolver o seu
imaginário;
-
Fazer crescer o interesse pelos livros;
-
Despertar o desejo pela experimentação;
-
Desenvolver a memória;
-
Desenvolver a capacidade de partilha;
-
Aprender a trabalhar em grupo e individualmente;
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Aprender a respeitar os outros;
-
Estimular a coordenação óculo-manual e óculo-pedal;
-
Fazer aumentar os níveis de atenção e concentração;
-
Enriquecer o vocabulário;
-
Iniciar novas formas de expressão;
-
Incentivar a criança na leitura de imagens e gravuras;
-
Desenvolver a linguagem através de rimas, lenga-lengas, canções,
teatros, histórias, poesias;
-
Estimular o olhar, a observação para o que a rodeia, proporcionando
situações de igualdade e diferença;
-
Promover a aprendizagem ativa (vivenciar situações, explorar),
ajudando a um conhecimento mais lógico;
-
Ajudar a compreender o tempo (antes/ depois; Recordação/
memorização).
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A estrutura de um projeto pedagógico é algo um pouco mais extenso e apresenta
dados que não se encontram aqui descritos, nomeadamente pormenores mais
técnicos.
Os encarregados de educação dos “Meninos Rabinos” que quiserem tomar mais
conhecimento acerca destes pormenores, ou seja, do projeto na sua totalidade,
poderão solicitar à Educadora de sala qualquer dúvida.
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