Projetos Pedagógicos - Sala Laranja


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Creche, Jardim de Infância, Babysitting, Festas, Berçário
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Vamos crescer com o amigo Bolinhas!

 

Tema escolhido

“ERA UMA VEZ uma criança que adorava ouvir histórias... ela nada mais esperava que viver cada momento, mas a cada passo dado neste seu mundo de sonhos e fantasia, pouco a pouco, sem o perceber, ia encontrando um sentido para a vida..."

Bruno Bettelheim

O gosto pela leitura e pelos livros deve ser incentivado desde muito cedo, e pela observação inicial do grupo, chegou-se à conclusão que os livros e as histórias eram um foco de interesse por parte do grupo!

 Pormenor da Sala Laranja[D]

Este projeto visa partir de uma história para trabalhar determinados temas que fomentam o desenvolvimento global da criança.

Para continuar com o tema das histórias como ponto de partida, precisámos de criar uma personagem principal que cativasse a atenção de cada criança, como tal, estas histórias têm como personagem principal um cão, de nome Bolinhas que vai ajudar nas diferentes aprendizagens.

Como tal o projeto ficou com o nome de “Vamos crescer com o amigo Bolinhas!”

Apesar de ser um grupo heterogéneo, isto é, com idades compreendidas entre 1 e 2 anos, todas as crianças tem interesse pelas histórias, como tal, são histórias adequadas para ambas as faixas etárias e posteriormente serão trabalhadas de forma diferente tendo em conta as características de cada criança.

Em suma o objetivo deste projeto é que as histórias cativem a atenção da criança e a partir daí estimular o desenvolvimento a todos os níveis e promover o conhecimento do meio ao seu redor. Para tal é necessário que a história entretenha e estimule a curiosidade e a imaginação da criança, ou seja, a história tem de ajudar a criança a desenvolver a sua inteligência e a elucidar as suas emoções; tem de reconhecer as suas dificuldades e, ao mesmo tempo, tentar arranjar soluções para os problemas que a perturbem.

O reconto promove o desenvolvimento das capacidades cognitivas, linguísticas e sociais e propicia a realização de outras atividades como a pintura, a dramatização ou a dança.

 

Fundamentação teórica

 Sala Laranja[D]

Uma criança pequenina interessa-se por livros, por saber que estes encerram histórias e mensagens mágicas, aguçando-lhe o apetite por vir a decifrar o código intrínseco a cada uma.

É importante ter contato e valorizar os livros. Ouvir os adultos contar histórias e ver as imagens leva a criança a reconstituir a história a partir da mensagem retida, ajudando-a a associar a história através das imagens e da imaginação.

As histórias ajudam no crescimento psicológico ao transmitirem mensagens fundamentais que estimulam as crianças no seu processo de aculturação, estruturação da personalidade e melhor adaptação ao meio que as rodeia. Elas envolvem-se facilmente nos enredos porque sentem que o tipo de problemas das personagens é semelhante aos que as atormentam. Neste caso cada história é subordinada a um tema, um problema ou situação que o amigo Bolinhas enfrenta, a partir deste ponto cabe aos adultos da sala criar situações, atividades ou mini projetos, que estimulem o desenvolvimento de cada um, através de trabalhos práticos, observações, dramatizações, outras histórias com o mesmo tema, etc.

A criança como ouvinte e comunicador começa a trabalhar os sons, as expressões faciais e o ritmo desde cedo.

 Ao falarmos com as crianças, estamos a proporcionar-lhes elementos para eles continuarem a exercitar as suas capacidades linguísticas. Ler imagens é uma forma de leitura, tal como ler álbuns ilustrados é perceber que as histórias têm uma ordem, que, na nossa cultura, as páginas se leem da esquerda para a direita, que existe um princípio e um fim.

Saber falar e ouvir os outros vai ajudar a criança a aprender como poderá comunicar as suas ideias através da escrita e da leitura.

Se a criança tiver um contacto desde muito cedo com a “entidade abstrata” que é o livro, isso facilita, logo à partida, uma aproximação ao mesmo, por passar a existir um hábito na vida das crianças e das famílias

A literatura infantil é uma etapa dentro do processo da imaginação, falar de literatura infantil é falar sobre imaginação.

Bonecos da Sala Laranja[D]

 

 

 

Pormenor da Sala Laranja[D]

Entre os 2 e os 7 anos a simbologia surge com um papel fundamental nas brincadeiras, é o caso do “faz de conta”, das histórias, o desenho e os brinquedos quando se lhes é atribuindo outros significados. Nestas idades o jogo simbólico permite à criança a compreensão e aprendizagem dos papéis sociais, e são possíveis pois já consegue produzir imagens mentais. Isto é, a criança já representa, imita, recria à sua maneira o papel da mãe, do professor, etc., que observa no dia-a-dia.

Imaginar é recriar à nossa imagem, logo a imaginação é muito importante na educação da criança pois, a partir dela, imagina e ganha cada vez mais criatividade infantil. No mundo da imaginação, a palavra pode ganhar um grande valor de libertação, isto é, através da palavra, a criança pode libertar-se, pois ela expande o campo da sua imaginação e criatividade.

A criança viaja pelo mundo da fantasia, saindo do real. Imaginar é, de certa forma, a leitura do real e do irreal que dentro e fora de nós existe.

Os adultos têm como função estimular a imaginação das crianças, levando-as a ler e a escrever o mundo.

Para a elaboração deste projeto foi necessário conhecer as características do grupo e de cada criança individualmente, posteriormente definiu-se as necessidades justificando assim o tema. Seguidamente fez-se um levantamento teórico do tema e definiu-se os objetivos a alcançar com o projeto.

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Objectivos

 

Estes são os objetivos gerais do projeto pedagógico, que se dividem nos seguintes objetivos específicos:

Objetivos Gerais

 

Objetivos específicos

 

- Utilizar uma mascote conhecida (cão Bolinhas) para promover o desenvolvimento global da criança;

- Incentivar o interesse e a curiosidade das crianças para as aprendizagens;

- Criar, desenvolver e aumentar o prazer pelos livros;

- Proporcionar momentos saudáveis de lazer;

- Desenvolver na criança a observação de conhecimentos;

- Adquirir um maior e melhor conhecimento a nível prático e científico;

- Desencadear situações contundentes a uma efetiva animação pedagógica ou outro tipo de atividades;

- Estimular a memória e o poder de compreensão;

- Desenvolver a linguagem e a comunicação;

- Promover o desenvolvimento motor na criança;

- Incentivar a participação das famílias no processo educativo;

- Promover a autonomia da criança;

- Desenvolver na criança auto-estima e confiança em si própria e nos que a rodeiam;

- Proporcionar à criança o uso de materiais adequados à idade e que visem promover a descoberta, a imaginação e o desenvolvimento;

- Respeitar a individualidade e o ritmo/evolução de cada criança;

- Estimular um desenvolvimento harmonioso e integral das suas capacidades ao nível: psicomotor, afetivo, cognitivo, linguístico e percetivo;

- Promover uma perspetiva básica do mundo que as rodeia;

- Auxiliar a criança na sua socialização (respeito pelo outro e por pequenas regras).

- Desenvolver o poder de observação;

- Levar a criança a expressar a sua sensibilidade e desenvolver o seu imaginário;

- Consciencializar a criança para ao valor do livro, na sua vida quotidiana, não só para a leitura, mas também para a sua conservação e estima;

- Desenvolver o conhecimento e apreço pelos valores característicos da identidade, linguagem histórica e cultura portuguesa;

- Desenvolver a memória;

- Desenvolver a capacidade de partilha;

- Aprender a trabalhar em grupo e individualmente;

- Aprender a respeitar os outros;

- Estimular a coordenação óculo-manual;

- Fazer aumentar os níveis de atenção e concentração;

- Iniciar novas formas de expressão;

- Incentivar a criança na leitura de imagens e gravuras;

- Desenvolver a linguagem através de rimas, lenga-lengas, canções, teatros, histórias, poesias;

- Estimular o olhar, a observação para o que a rodeia, proporcionando situações de igualdade e diferença;

- Promover a aprendizagem ativa (vivenciar situações, explorar), ajudando a um conhecimento mais lógico;

- Ajudar a compreender o tempo (antes/ depois; Recordação/ memorização);

- Conhecer o seu corpo e as suas potencialidades;

- Adquirir progressivamente hábitos de higiene, saúde, alimentação e limpeza;

- Utilizar as possibilidades da lógico-matemática para descrever propriedades de alguns objetos e situações do meio (dentro-fora, cima-baixo, formas geométricas, etc).

A implementação do projeto é flexível, isto é, dado que se trata de um trabalho contínuo, poderá haver alterações dos objetivos, atividades ou estratégias tendo sempre como sujeito principal as crianças, as suas necessidades e interesses.

A elaboração,  redacção e implementação de um projeto pedagógico é um trabalho contínuo, ao longo de todo o ano letivo, pelo que ao longo do ano letivo estes objetivos, o planeamento de atividades e as estratégias de implementação são re-equacionados.

A redação de um projeto pedagógico é mais extenso e tem outros conteúdos que não se encontram aqui apresentados. Todos os Encarregados de Educação dos "Meninos Rabinos" que queiram aprofundar o seu conhecimento do presente projeto pedagógico, poderão solicitar à Educadora de sala todos os esclarecimentos.

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