Vamos
crescer com o amigo Bolinhas!
Tema
escolhido |
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“ERA
UMA VEZ uma criança que adorava ouvir histórias... ela nada mais
esperava que viver cada momento, mas a cada passo dado neste seu mundo de
sonhos e fantasia, pouco a pouco, sem o perceber, ia encontrando um
sentido para a vida..."
Bruno
Bettelheim
O
gosto pela leitura e pelos livros deve ser incentivado desde muito cedo, e
pela observação inicial do grupo, chegou-se à conclusão que os livros
e as histórias eram um foco de interesse por parte do grupo!
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Este
projeto visa partir de uma história para trabalhar determinados temas que
fomentam o desenvolvimento global da criança.
Para
continuar com o tema das histórias como ponto de partida, precisámos de
criar uma personagem principal que cativasse a atenção de cada criança,
como tal, estas histórias têm como personagem principal um cão, de nome
Bolinhas que vai ajudar nas diferentes aprendizagens.
Como
tal o projeto ficou com o nome de “Vamos crescer com o amigo
Bolinhas!”
Apesar
de ser um grupo heterogéneo, isto é, com idades compreendidas entre 1 e
2 anos, todas as crianças tem interesse pelas histórias, como tal, são
histórias adequadas para ambas as faixas etárias e posteriormente serão
trabalhadas de forma diferente tendo em conta as características de cada
criança.
Em
suma o objetivo deste projeto é que as histórias cativem a atenção da
criança e a partir daí estimular o desenvolvimento a todos os níveis e
promover o conhecimento do meio ao seu redor. Para tal é necessário que
a história entretenha e estimule a curiosidade e a imaginação da criança,
ou seja, a história tem de ajudar a criança a desenvolver a sua inteligência
e a elucidar as suas emoções; tem de reconhecer as suas dificuldades e,
ao mesmo tempo, tentar arranjar soluções para os problemas que a
perturbem.
O
reconto promove o desenvolvimento das capacidades cognitivas, linguísticas
e sociais e propicia a realização de outras atividades como a pintura, a
dramatização ou a dança.
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Fundamentação
teórica
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Uma criança pequenina
interessa-se por livros, por saber que estes encerram histórias e
mensagens mágicas, aguçando-lhe o apetite por vir a decifrar o código
intrínseco a cada uma.
É importante ter
contato e valorizar os livros. Ouvir os adultos contar histórias e ver
as imagens leva a criança a reconstituir a história a partir da
mensagem retida, ajudando-a a associar a história através das imagens
e da imaginação.
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As histórias ajudam no
crescimento psicológico ao transmitirem mensagens fundamentais que
estimulam as crianças no seu processo de aculturação, estruturação da
personalidade e melhor adaptação ao meio que as rodeia. Elas envolvem-se
facilmente nos enredos porque sentem que o tipo de problemas das
personagens é semelhante aos que as atormentam. Neste caso cada história
é subordinada a um tema, um problema ou situação que o amigo Bolinhas
enfrenta, a partir deste ponto cabe aos adultos da sala criar situações,
atividades ou mini projetos, que estimulem o desenvolvimento de cada um,
através de trabalhos práticos, observações, dramatizações, outras
histórias com o mesmo tema, etc.
A criança como ouvinte
e comunicador começa a trabalhar os sons, as expressões faciais e o
ritmo desde cedo.
Ao
falarmos com as crianças, estamos a proporcionar-lhes elementos para eles
continuarem a exercitar as suas capacidades linguísticas. Ler imagens é
uma forma de leitura, tal como ler álbuns ilustrados é perceber que as
histórias têm uma ordem, que, na nossa cultura, as páginas se leem da
esquerda para a direita, que existe um princípio e um fim.
Saber falar e ouvir os
outros vai ajudar a criança a aprender como poderá comunicar as suas
ideias através da escrita e da leitura. |
Se a criança tiver um
contacto desde muito cedo com a “entidade abstrata” que é o livro,
isso facilita, logo à partida, uma aproximação ao mesmo, por passar a
existir um hábito na vida das crianças e das famílias
A literatura infantil
é uma etapa dentro do processo da imaginação, falar de literatura
infantil é falar sobre imaginação. |
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Entre os 2 e os 7 anos
a simbologia surge com um papel fundamental nas brincadeiras, é o caso
do “faz de conta”, das histórias, o desenho e os brinquedos quando
se lhes é atribuindo outros significados. Nestas idades o jogo
simbólico permite à criança a compreensão e aprendizagem dos papéis
sociais, e são possíveis pois já consegue produzir imagens mentais.
Isto é, a criança já representa, imita, recria à sua maneira o papel
da mãe, do professor, etc., que observa no dia-a-dia.
Imaginar é recriar à
nossa imagem, logo a imaginação é muito importante na educação da
criança pois, a partir dela, imagina e ganha cada vez mais criatividade
infantil. No mundo da imaginação, a palavra pode ganhar um grande
valor de libertação, isto é, através da palavra, a criança pode
libertar-se, pois ela expande o campo da sua imaginação e
criatividade. |
A criança viaja pelo
mundo da fantasia, saindo do real. Imaginar é, de certa forma, a leitura do
real e do irreal que dentro e fora de nós existe.
Os adultos têm como
função estimular a imaginação das crianças, levando-as a ler e a
escrever o mundo.
Para a elaboração
deste projeto foi necessário conhecer as características do grupo e de
cada criança individualmente, posteriormente definiu-se as necessidades
justificando assim o tema. Seguidamente fez-se um levantamento teórico do
tema e definiu-se os objetivos a alcançar com o projeto.
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Estes são os
objetivos gerais do projeto pedagógico, que se dividem
nos seguintes objetivos específicos:
Objetivos
Gerais
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Objetivos
específicos
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Utilizar uma mascote conhecida (cão Bolinhas) para promover o
desenvolvimento global da criança;
-
Incentivar o interesse e a curiosidade das crianças
para as aprendizagens;
-
Criar, desenvolver e aumentar o prazer pelos
livros;
-
Proporcionar momentos saudáveis de lazer;
-
Desenvolver na criança a observação de
conhecimentos;
-
Adquirir um maior e melhor conhecimento a nível
prático e científico;
-
Desencadear situações contundentes a uma
efetiva animação pedagógica ou outro tipo de atividades;
-
Estimular a memória e o poder de compreensão;
-
Desenvolver a linguagem e a comunicação;
-
Promover o desenvolvimento motor na criança;
-
Incentivar a participação das famílias no
processo educativo;
-
Promover a autonomia da criança;
-
Desenvolver na criança auto-estima e confiança
em si própria e nos que a rodeiam;
-
Proporcionar à criança o uso de materiais
adequados à idade e que visem promover a descoberta, a imaginação e o
desenvolvimento;
-
Respeitar a individualidade e o ritmo/evolução
de cada criança;
-
Estimular um desenvolvimento harmonioso e
integral das suas capacidades ao nível: psicomotor, afetivo, cognitivo,
linguístico e percetivo;
-
Promover uma perspetiva básica do mundo que as
rodeia;
-
Auxiliar a criança na sua socialização
(respeito pelo outro e por pequenas regras).
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Desenvolver o poder de observação;
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Levar a criança a expressar a sua sensibilidade
e desenvolver o seu imaginário;
-
Consciencializar a criança para ao valor do
livro, na sua vida quotidiana, não só para a leitura, mas também para
a sua conservação e estima;
-
Desenvolver o conhecimento e apreço pelos
valores característicos da identidade, linguagem histórica e cultura
portuguesa;
-
Desenvolver a memória;
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Desenvolver a capacidade de partilha;
-
Aprender a trabalhar em grupo e individualmente;
-
Aprender a respeitar os outros;
-
Estimular a coordenação óculo-manual;
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Fazer aumentar os níveis de atenção e
concentração;
-
Iniciar novas formas de expressão;
-
Incentivar a criança na leitura de imagens e
gravuras;
-
Desenvolver a linguagem através de rimas,
lenga-lengas, canções, teatros, histórias, poesias;
-
Estimular o olhar, a observação para o que a
rodeia, proporcionando situações de igualdade e diferença;
-
Promover a aprendizagem ativa (vivenciar situações,
explorar), ajudando a um conhecimento mais lógico;
-
Ajudar a compreender o tempo (antes/ depois;
Recordação/ memorização);
-
Conhecer o seu corpo e as suas potencialidades;
-
Adquirir progressivamente hábitos de higiene, saúde,
alimentação e limpeza;
-
Utilizar as possibilidades da lógico-matemática
para descrever propriedades de alguns objetos e situações do meio (dentro-fora,
cima-baixo, formas geométricas, etc). |
A implementação do projeto é flexível,
isto é, dado que se trata de um trabalho contínuo, poderá haver alterações
dos objetivos, atividades ou estratégias tendo sempre como sujeito principal as
crianças, as suas necessidades e interesses.
A
elaboração, redacção e implementação de um projeto pedagógico é um
trabalho contínuo, ao longo de todo o ano letivo, pelo que ao longo do ano
letivo estes objetivos, o planeamento de atividades e as estratégias de
implementação são re-equacionados.
A
redação de um projeto pedagógico é mais extenso e tem outros conteúdos
que não se encontram aqui apresentados. Todos os Encarregados de Educação dos
"Meninos Rabinos" que queiram aprofundar o seu conhecimento do
presente projeto pedagógico, poderão solicitar à Educadora de sala todos os
esclarecimentos.
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